Brasil

Este é o videogame de Dragon Ball Z que ninguém se lembra

Vamos falar de um dos maiores fracassos da história: o Playdia

Dragon Ball Z. Guerreros Z
Dragon Ball Z Guerreiros Z

A história da indústria de videogames está repleta de sucessos memoráveis que moldaram o cenário atual, mas também existem casos de fracassos notáveis que merecem ser lembrados. Um desses fracassos é o Playdia, um console fabricado pela Bandai Namco que, apesar de seus ambiciosos planos, acabou sendo considerado uma das piores ideias da empresa.

ANÚNCIO

Um console com jogos exclusivos de licenças como Sailor Moon e Dragon Ball

A Playdia foi lançada em 1994 com a intenção de revolucionar o mercado de videogames, mas sua estratégia mudou drasticamente várias vezes durante sua curta existência. Inicialmente, o console estava voltado para o campo educacional, mas logo se voltou para o público adolescente ao aproveitar os direitos de distribuição da Bandai Namco sobre várias IPs de anime.

Embora a empresa tivesse franquias populares como Dragon Ball e Sailor Moon, suas tentativas de atrair mais usuários por meio de idols foram infrutíferas. Apesar dos esforços para se adaptar ao mercado, o Playdia nunca conseguiu se destacar e foi relegado ao mercado exclusivo do Japão.

Dragon Ball Z: Plan para erradicar os saiyajins foi o título lançado em duas partes pela Bandai no Japão, o Capítulo da Terra estreou com o lançamento do sistema Playdia em 23 de setembro de 1994, seguido pelo Capítulo do Espaço em 16 de dezembro de 1994. Este material foi posteriormente refeito como OVA com o nome de Dragon Ball: Plano para Erradicar os Super Saiyajins, que veio no Dragon Ball: Raging Blast 2.

No entanto, para os colecionadores, a consola tem um valor nostálgico e tornou-se um objeto de coleção apreciado. A Playdia era promovida como um sistema de jogo interativo de acesso rápido ao CD-ROM e oferecia experiências interativas com franquias de anime populares.

No entanto, mesmo com o apelo de novas aventuras de Dragon Ball e Sailor Moon, o console não conseguiu competir com gigantes como Nintendo, SEGA e PlayStation, que já estavam estabelecidos no mercado de consoles domésticos.

Em conclusão, o Playdia é um lembrete de que até as maiores empresas podem enfrentar fracassos na indústria de videogames. Embora o console não tenha tido sucesso comercial, seu legado como uma tentativa inovadora de introduzir interatividade em jogos baseados em anime ainda é lembrado pelos fãs de tecnologia retrô.

Tags

ÚLTIMAS NOTÍCIAS