Brasil

Sam Altman procura independência: OpenAI e seus planos arriscados para superar a Nvidia

A empresa de tecnologia estaria preparando sua revolução em hardware de Inteligência Artificial

Tras tres años de elaboración, la Ley de IA llega cuando los sistemas de IA generativa, como ChatGPT de OpenAI, respaldado por Microsoft, y el chatbot Gemini de Google se vuelven más populares. | Foto: AP
OpenAI AP

Atualmente, as empresas relacionadas à inteligência artificial estão em destaque devido à recente expectativa gerada por seus desenvolvimentos tecnológicos. Nesse sentido, a OpenAI se destaca como uma empresa líder no setor, com o ChatGPT em seu portfólio e alguns outros projetos que buscam revolucionar ainda mais a indústria atual. No entanto, a empresa liderada por Sam Altman quer ir além e já estaria explorando a possibilidade de fabricar seu próprio hardware de IA para reduzir sua dependência da Nvidia, que atualmente lidera esse segmento.

ANÚNCIO

De acordo com informações do Financial Times, a OpenAI está buscando soluções personalizadas de processamento, visando a construção de unidades de processamento de rede neural (NPU), especificamente projetadas para otimizar as tarefas de sua IA.

Inteligência Artificial - Representação
IA Inteligência Artificial (Reprodução / Freepik)

A OpenAI pode expandir seu ramo e deixar a Nvidia para trás

De acordo com os analistas, esse movimento poderia mudar para sempre a indústria de tecnologia, já que muitas empresas de IA dependem totalmente do hardware fornecido pela Nvidia.

Mas a OpenAI poderia ser a primeira a se emancipar. De acordo com a fonte citada, a empresa já estaria em conversas preliminares com MGX, uma empresa de investimento em Abu Dhabi, para financiar este projeto.

E claro, a transição para o desenvolvimento de hardware próprio pela OpenAI implicaria um investimento considerável, então Altman estaria planejando estabelecer novas instalações de fabricação de semicondutores junto com a infraestrutura de suporte necessária. Uma operação que facilmente poderia chegar a 7 bilhões de dólares.

Por outro lado, atualmente a Nvidia ocupa o terceiro lugar entre as empresas mais valorizadas nos Estados Unidos, superando até gigantes como Amazon ou Alphabet, portanto, o desafio para a OpenAI - tanto tecnológico quanto financeiro - é considerável.

Claro que os lucros seriam ainda maiores. Se a OpenAI conseguir ter sucesso com a sua emancipação da Nvidia, poderia tornar-se num novo fornecedor de hardware de IA para muitas empresas e não apenas para uso interno.

Embora ainda não esteja confirmado, resta saber se a OpenAI conseguirá expandir sua atuação e entrar na competição liderada atualmente pela Nvidia.

Nvidia, un referente de la demanda de chips de IA, reavivó un repunte mundial en las acciones tecnológicas. | Foto: REUTERS
Nvidia Reuteurs

ANÚNCIO

Tags


ÚLTIMAS NOTÍCIAS